quarta-feira, 22 de agosto de 2007

RP e ESPORTE?

Por que ESPORTE?

O esporte hoje é uma realidade no mundo inteiro, e literalmente, faz parte da vida das pessoas, seja simplesmente como atividade física, ou mesmo como alternativa de lazer e entretenimento. Diferentemente do Brasil, em mercados mais avançados como o norte-americano e o europeu, o segmento esportivo já é considerado um negócio, e cada vez mais se consolida como grande gerador de riqueza. Nestes mercados, o esporte movimenta milhões de dólares, ano após ano, movimentando as economias locais e gerando empregos e renda para milhares de pessoas.

Por que no BRASIL?

Em uma população de 180 milhões de habitantes, com aproximadamente 113 milhões de torcedores cativos, o Brasil se desponta como gigante mercado promissor de investimento esportivo, e o marketing, como uma das ferramentas de relações públicas para o fortalecimento de imagem organizacional, vai além do patrocínio, utilizando-se do esporte como veículo de comunicação de seus valores, crenças ou simplesmente de produtos de oportunidade, visando gerar maior visibilidade para a marca.

Por que RELAÇÕES PÚBLICAS?

Enquanto o marketing esportivo trabalha diretamente com a venda, as Relações Públicas identificam o impacto do interesse do público, que, claramente, constitui uma perspectiva bastante diferenciada da assessoria de imprensa e da publicidade. Quais as conseqüências resultantes de determinada ação? Como se pode disseminar melhor uma mensagem, de forma a causar certo impacto? Identificar e responder essas questões são também de responsabilidade deste profissional. Neste aspecto, a profissão envolve a implementação de planos e táticas específicas de marketing, elaboradas para aguçar a percepção do público, suas atitudes e níveis de atenção, sempre buscando sua compreensão e a aceitação.

O profissional de relações públicas ainda pode atuar como intermediador entre as partes envolvidas, como clubes e futuros patrocinadores, atletas e clubes e até mesmo atletas com seus patrocínios pessoais. É o relações públicas que mostra ao investidor o retorno que ele terá institucionalmente e também é quem apresenta um plano de mídia.

5 comentários:

§ parágrafo comunicação; disse...

Ae galera!!!
PArabens pelo TCC...
lendo o blog, que esta muito bem escrito, consegui enxergar um pouco do trabalho de vocês e deu pra ver que estao fazendo bem feito!!!

Abraço
Pedro H.
parágrafo comunicação

disse...

Veteraaanos!!
Parabéns pelo blog!! Está muito interessante e serve perfeitamento ao seu propósito!
Não posso deixar de parabenizá-los e dizer, principalmente ao Pre, que vocês com certeza vão fazer falta pra mim!
Muito sucesso!

Marcela Donatello

Unknown disse...

Mto bom...adequado ao time, com cores, os projetos!
Legal mesmo!!!

Anônimo disse...

Muito bom legal, gostei http://relacoesesportivas.com.br/ rp e foda, muito bom, vai pra cima

Anônimo disse...

site muito bom para quem quer conhecer mais sobre relações públicas e esporte, Relações Públicas Indico!